• Doenças •

Membrana Epirretiniana

O que é

A membrana epirretiniana é uma camada fina e transparente de tecido fibroso que forma um filme na superfície interna da retina. A condição afeta majoritariamente pessoas com mais de 50 anos.

Sintomas

Nos casos mais graves, a visão fica embaçada e distorcida. Linhas retas, como as de uma porta, podem parecer onduladas. A perda de visão começa imperceptível e torna-se cada vez mais grave.

Principais sintomas:

– Visão diminuída ou perda da visão central. A visão central permite que os olhos vejam à frente para ler, dirigir ou ver pequenos detalhes;

– Visão distorcida ou turva;

– Visão dupla;

– Visão ondulada;

– Dificuldade na leitura de letras pequenas.

Causas e Fatores de Risco

Além da idade, alguns outros fatores podem colaborar para o aparecimento da membrana epirretiniana:

– Descolamento do vítreo posterior;

– Ruptura ou descolamento de retina;

– Lesões oculares ou traumas;

– Cirurgias oculares, como cirurgia de catarata;

– Doenças vasculares da retina, como retinopatia diabética.

Diagnóstico

A membrana epirretiniana pode ser diagnosticada durante um exame de visão de rotina.

Um teste de diagnóstico chamado tomografia de coerência óptica (OCT) , que usa ondas de luz para escanear e visualizar as camadas da retina, pode ajudar no diagnóstico, assim como um teste chamado angiografia de fluoresceína.

Tratamento

O único tratamento para a membrana epirretiniana é a Vitrectomia. Durante a cirurgia, o são feitos pequenos cortes no olho afetado e remove-se o fluido de dentro do olho.

Logo após, é removida suavemente a membrana epirretiniana da retina e reposto o fluido no olho.