• Especialidades •

Lentes Intraoculares

As lentes intraoculares são lentes artificiais de alta tecnologia, implantadas com a função de substituir o cristalino natural dos olhos, removido na cirurgia de catarata.

Outra utilidade das lentes intraoculares é a correção de grau em pacientes com miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.

Como é a lente?

Um implante de lente intraocular, ou LIO, é feito de material transparente e tem cerca de um terço do tamanho de uma moeda.

 

 

Existem vários tipos diferentes:


Lentes Monofocais: As lentes monofocais substituem o cristalino e podem corrigir a visão para distância, diminuindo graus de miopia e hipermetropia, havendo necessidade de óculos para perto na maioria das vezes. Pode-se optar pela correção de um dos olhos para perto, após conversa com seu oftalmologista.

Existem lentes diferenciadas que permitem menor abertura da
córnea, recuperação visual mais rápida, refração mais precisa, proteção contra raio ultravioleta, com maior proteção da retina, entre outras.

Lentes Monofocais Esféricas: Ao contrário da lente natural do olho, que tem a capacidade de ajustar o foco para perto ou longe, este implante possui somente um foco. Por isso, só é capaz de corrigir ou miopia ou hipermetropia. Por ela não ser capaz de corrigir aberrações asféricas ela pode não proporcionar a mesma qualidade de visão das lentes monofocais esféricas. Na maioria dos pacientes traz uma boa visão.

Lentes Monofocais Asféricas: São lentes monofocais de alta tecnologia, com capacidade de correção de aberrações esféricas e consequentemente melhor qualidade visual. Proporcionam
correção da miopia e hipermetropia.

Lentes Tóricas: Estas lentes são indicadas para casos de astigmatismo ou córneas em formato oval. Podem ser monofocais ou multifocais.

Lentes Multifocais: São lentes que proporcionam boa acuidade visual para longe e perto e em geral, maior independência dos óculos. Existem diversos modelos e tipos de lentes intraoculares e a escolha deve ser individualizada de acordo com a necessidade do paciente.

Nenhuma lente, entretanto, é garantia de visão perfeita, mesmo com um procedimento
cirúrgico bem realizado pelo seu médico. Apesar de trazer maior independência do que as
lentes monofocais, alguns pacientes ainda podem precisar de óculos em algumas situações.


Tipos de lentes multifocais


Lentes Trifocais: Essa lente visa correção da visão para longe, intermediária e perto. Os brilhos e halos nas luzes podem ser frequentes , normalmente leves a moderados e costumam melhorar ao longo dos meses.

Lentes Bifocais: Essa lente visa correção da visão para longe e perto. A visão intermediária é pior do que as lentes trifocais.

Lentes Multifocais tóricas: São lentes com as mesmas características das multifocais citadas acima mas com um design diferenciado a fim de corrigir pessoas que tem também astigmatismo corneano.

Lentes com profundidade de foco estendida (EDOF): Estas lentes surgiram recentemente e vieram para preencher uma lacuna entre as lentes já existentes. As lentes intraoculares multifocais e as trifocais, dividem a luz em pontos focais diferentes. Já as lentes de foco estendido, tem uma tecnologia que transmite a luz em várias distancias e cria um foco mais longo. Com isso o paciente pode ter boa visão para longe e para distância intermediaria, sendo ideais para aqueles que usam muito computadores, smartphones, tablets em seu dia a dia. A visão para perto (por exemplo para leituras prolongadas, ou com letras pequenas como bulas) pode precisar de correção com óculos neste tipo de lente.