• Doenças •

Descolamento de Retina

O que é

O descolamento de retina é um problema ocular que ocorre quando a retina (uma camada de tecido sensível à luz na parte posterior do olho) é afastada de sua posição normal na parte posterior do olho.

Quais os sintomas

O descolamento de retina pode não apresentar sintomas se apenas uma pequena parte desta se descolou. Porém, se o descolamento foi considerável, diversos sintomas podem ocorrer.

– Pequenos pontos escuros flutuantes na visão;

– Flashes de luz

– Uma mancha escura ou “cortina” nas laterais ou no meio do seu campo de visão;

Os sintomas de descolamento de retina costumam surgir rapidamente. Se o descolamento de retina não for tratado imediatamente, uma parte maior da retina pode se descolar – o que aumenta o risco de perda permanente da visão ou cegueira.

Portanto,  se você tiver sintomas de descolamento de retina, é importante ir ao seu oftalmologista ou ao pronto-socorro imediatamente.

– Histórico famíliar de descolamento de retina;

– Cirurgias oculares, como cirurgia de catarata;

– Retinopatia diabética;

– Alta miopia e miopia degenerativa;

– Descolamento de vítreo posterior.

– Trauma

Causas

Dentre as causas mais comuns estão descolamentos de retina secundários a alta miopia, trauma e descolamento do vítreo posterior.

Diagnóstico

O diagnóstico do descolamento de retina pode ser feito através da dilatação da pupila e realização de mapeamento de retina e/ou exames complementares como retinografia, ultrassonografia do globo ocular e tomografia de coerência óptica (OCT)

Tratamento

O tratamento do descolamento de retina tem como objetivo reposicionar a retina em seu local de origem. A técnica utilizada vai variar de acordo com cada caso, podendo ser utilizado mais de um método, entre eles: fotocoagulação, criopexia, retinopexia pneumática, retinopexia com introflexão escleral ou vitrectomia posterior.