• Doenças •

Buraco Macular

O que é

Um buraco macular é uma pequena fenda na mácula, localizada no centro do tecido sensível à luz do olho, chamado retina. A mácula fornece a visão central nítida de que precisamos para ler, dirigir e ver os detalhes. 

Um buraco macular pode causar visão central turva e distorcida. Os buracos maculares estão relacionados ao envelhecimento e geralmente ocorrem em pessoas com mais de 60 anos.

Sintomas

Os buracos maculares geralmente começam gradualmente. No estágio inicial de um buraco macular, o paciente pode notar uma leve distorção ou embaçamento em sua visão central. Linhas retas ou objetos podem começar a parecer tortos ou ondulados. Ler e realizar outras tarefas rotineiras com o olho afetado torna-se difícil.

Causas

A maior parte do interior do olho é preenchida com vítreo, uma substância semelhante a um gel que preenche cerca de 80 por cento do olho e o ajuda a manter a forma redonda. O vítreo contém milhões de fibras finas que se fixam na superfície da retina. À medida que envelhecemos, o vítreo encolhe lentamente e se afasta da superfície retiniana. Os fluidos naturais preenchem a área onde o vítreo se contraiu. Isto é normal. Na maioria dos casos, não há efeitos adversos. Alguns pacientes podem experimentar um pequeno aumento de moscas volantes, que são pequenas “teias de aranha” ou manchas que parecem flutuar em seu campo de visão.

No entanto, se o vítreo estiver firmemente preso à retina, ao se afastar ele pode rasgar a retina e criar um orifício macular. Além disso, uma vez que o vítreo se distancie da superfície da retina, algumas das fibras podem permanecer na superfície retiniana e se contrair. Isso aumenta a tensão na retina e pode levar a um buraco macular. 

Buracos maculares também podem ocorrer em outros distúrbios oculares, como alta miopia , traumas e descolamento de retina. 

Tratamento

O tratamento do buraco macular é cirúrgico. Neste procedimento cirúrgico – chamado de vitrectomia – o gel vítreo é removido e substituído por um gás. No pós operatório,  o paciente pode ser orientado  a manter o rosto posicionado para baixo durante alguns dias, para que o gás fique em contato com a mácula e facilite o fechamento do buraco macular.

A cirurgia é realizada sob anestesia local e frequentemente em regime ambulatorial. Tem altas taxas de sucesso (cerca de 85 a 90%). A chance de recuperação da acuidade visual e o fechamento anatômico do buraco macular depende de fatores como tempo de aparecimento dos sintomas e tamanho do buraco macular.