• Doenças •

Hemorragia Vítrea

O que é

Uma hemorragia vítrea é a presença de sangue dentro da cavidade ocular preenchida com humor vítreo. O humor vítreo é uma substância gelatinosa e transparente composta principalmente de água que preenche até dois terços do volume total do globo ocular. Na parte frontal do humor vítreo, encontramos o cristalino e na parte posterior, a retina.

Quando há sangue dentro do humor vítreo, essa substância perde sua transparência, razão pela qual a luz não consegue passar e o paciente sofre perda de visão.

Causas

– Lesão no olho, como impacto direto sobre o globo ocular ou danos após uma intervenção cirúrgica olho; 

– Espontaneamente, o humor vítreo pode se desprender de algum vaso retiniano, rompê-lo e causar hemorragia. Isso é conhecido como descolamento de vítreo hemorrágico posterior. Em alguns casos, o humor vítreo não é apenas puxado de um vaso, mas também da retina, o que pode causar rupturas ou descolamento da retina.

– Causas vasculares.  Pacientes com retinopatia diabética ou oclusão da veia central da retina apresentam falta de oxigênio na retina, o que estimula a criação de vasos anormais conhecidos como neovasos, que podem se romper e causar esses sangramentos.

– Outras causas menos frequentes são tumores e inflamações oculares, conhecidas como uveítes.

Sintomas

O principal sintoma em um paciente que sofre de hemorragia vítrea é a perda repentina de visão, mas tudo depende da gravidade da hemorragia.

Os pacientes que sofrem de uma hemorragia densa podem apresentar um déficit visual severo

Pacientes com sangramentos leves podem apresentar visão turva ou moscas volantes e/ou teias de aranhas.

Diagnóstico

Em todos os casos em que o paciente apresentar os sintomas mencionados acima, um exame oftalmológico abrangente será necessário. Isso incluirá acuidade visual, exame de fundo de olho e, no caso de sangramentos graves, um ultrassom ocular será realizado para descartar o descolamento de retina. Nestes casos, também é importante monitorar a pressão intraocular, que quando não controlada, pode levar ao glaucoma.

Tratamento

O tratamento da hemorragia vítrea depende da causa da hemorragia e do grau de gravidade desta. Sangramentos mais leves podem ser reabsorvidos espontaneamente em um período de 2 ou 3 meses. 

No caso de pacientes que apresentarem como complicações, descolamento de retina ou sangramento não absorvido, deve-se realizar a vitrectomia para eliminar tais sangramentos.

É importante também avaliar sempre se existe uma causa subjacente, como retinopatia diabética ou trombose venosa, pois no caso desses pacientes, pois a condição de base pode mudar o prognóstico e trazer a necessidade de algum tratamento adicional.